domingo, 8 de novembro de 2009

Regulamento Disciplinar, o livro do associado

Capitulo 1.0 - DA CRIAÇÃO E ALTERAÇÕES
1.1 – CRIAÇÃO
O Regulamento Disciplinar foi criado por uma assembléia geral em 27.05.97.
1.2 – ALTERAÇÃO
O Regulamento Disciplinar foi alterado por uma comissão formada pela Diretoria e Conselho Disciplinar, em reunião datada de 18.09.2001 onde foi realizado a primeira alteração e finalmente em 14.06.2005 a segunda alteração.
1.3 – OBJETIVO
O objetivo deste regulamento, visa melhorar a área disciplinar e estabelecer normas para as atividades dos associados que compõem a Associação Recreativa de Másteres.
Capitulo 2.0 - DA DIREÇÃO
2.1 – DIREÇÃO
O presente regulamento será dirigido e executado pelo Conselho Disciplinar, criado em 1998 conforme assembléia geral realizada naquela data.
2.2 – GERENCIAMENTO
Os membros do Conselho Disciplinar terão a missão dentre outras, Orientar, Dirigir e Organizar todos os atos inerentes à parte disciplinar.
2.3 – REUNIÕES
As reuniões do Conselho Disciplinar serão realizadas após as peladas quando houver ocorrências, sempre as terças ou quintas-feiras, com o mínimo de 4(quatro) componentes ou em caráter extraordinário quando se fizer necessário.
Capitulo 3.0 – ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO
3.1 – COMPOSIÇÃO
Cabe ao Conselho Disciplinar que é composto de 7(sete) membros, sendo todos titulares, em alteração realizada neste regulamento no mês de maio 2001, eleitos em assembléia à responsabilidade de gerenciamento deste regulamento.
3.2 – JULGAMENTO
Julgar os casos de indisciplina dentro e fora de campo, com imparcialidade de acordo com que determina este regulamento.
3.3 – SOBERANIA
O Conselho Disciplinar é soberano, e, só a ele cabe a decisão de julgar e punir os associados.
Capitulo 4.0 - DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS E OBRIGAÇÕES
4.1 – LIMITE DE IDADE
Só poderá compor esta Associação, pessoas com no mínimo 30(trinta) anos completos, exceto 5(cinco) vagas destinadas pela Diretoria a pessoas de idade inferior, com o firme propósito de manter a integridade física e moral dos seus companheiros dentro do campo, cumprindo fielmente o que prega este regulamento.
4.1.1 – EXCEÇÃO
Os dependentes não se enquadram no item 4.1, são isentos de limitação de vagas, participação sem restrição, porém, sob tutela de seu genitor.
4.2 – INSCRIÇÃO DE ASSOCIADOS
A inscrição de um novo associado se dará pela ordem da lista de espera “RESERVA”, sendo efetivado após um período de adaptação de no mínimo 4(quatro) semanas, pelo registro de novo associado o mesmo pagará a importância de R$ 50,00 (cinqüenta reais) que se qualifica como Jóia, além da mensalidade para manutenção conforme item 4.3.
4.3 – MENSALIDADES
Só poderá participar de peladas associados que estiverem em dias com suas obrigações financeiras, ou seja, as mensalidades cujo vencimento está estabelecido no segundo sábado de cada mês, a qual é destinada a manutenção do campo de futebol, uniformes, zeladores e acessórios, no caso de inadimplência, ficará afastado até a regularização de seu débito.
4.4 – PAGAMENTO DE MENSALIDADES POR AFASTAMENTO
Os associados que estiverem afastados por motivos profissionais, saúde, etc., pagarão mensalmente Taxa de Manutenção do Título de Sócio, correspondente a 25% da mensalidade, desde que o faça por escrito.
4.5 – EXCLUSÃO DE ASSOCIADO POR AFASTAMENTO
 No caso de afastamento acima de 90 (noventa) dias sem previa comunicação conforme estabelece o item 4.4, o associado estará automaticamente excluído do quadro de associados, e só poderá voltar a fazer parte do quadro como novo sócio de acordo com o item 4.2.
4.6 – USO DE CAMISETAS
Fica estabelecido o uso obrigatório de camisetas por baixo do colete para protegê-lo do desgaste e principalmente de possíveis micoses transmissíveis por esta forma de contato.
Capitulo 5.0 – OBRIGAÇÕES DO ÁRBITRO
5.1 – AUTORIDADE
A autoridade máxima será exercida dentro de campo de futebol pelo árbitro, o que não seria diferente, sem interferência nem mesmo dos diretores, usando todo o seu bom senso para praticidade do jogo.
5.2 – OBEDIÊNCIA AO REGULAMENTO
Será exigido por este Regulamento o princípio mutuo a honra, integridade física e moral dos companheiros dentro e fora de campo, sem prejuízo de um lazer saudável e um convívio amigável.
5.3 – PUNIÇÃO POR CARTÃO
Qualquer jogada desleal ou a propósito, agressão física, moral, deboche aos associados e também ao árbitro, será punida conforme a interpretação do mesmo, de preferência com rigor, utilizando CARTÃO AMARELO como advertência, CARTÃO AZUL fora das 4 (quatro) linhas por 3(três) minutos e CARTÃO VERMELHO expulsão de campo.           
5.3.1 – CARTÃO AZUL
O associado que durante o transcorrer de uma partida puxar o colete do adversário, pronunciar palavras de baixo calão durante uma partida de futebol de forma exagerada, acintosa, atingir o número de 4(quatro) faltas individuais será excluído da partida por 3(três) minutos, recebendo o CARTÃO AZUL.
5.4 – PUNIÇÃO PELA OITAVA FALTA
A equipe que atingir o número de 8(oito) faltas coletivas, será punida com um tiro livre direto ao gol a 5(cinco) passes da linha do pênalti, a penalidade será repetida a cada falta cometida.
5.5 – EMBRIAGUES
Não será permitido participar das partidas semanais, o associado que apresentar sintomas de embriagues.
5.6 – DECISÃO POR PÊNALTI
Quando as partidas terminarem empatadas, serão decididas na cobrança de penalidades, limitado a 4(QUATRO) atletas por equipe, se dessa cobrança resultar empate a partida será decidida na moeda (cara ou coroa) ou no par ou impar, caso os associados que estiverem participando da partida se ausentarem de campo, serão punidos com o cartão amarelo ou azul, de acordo com a interpretação do árbitro.
5.7 – AQUECIMENTO
As equipes que estiverem aguardando a hora de jogar não poderão entrar no campo onde estiver se realizando a sessão de cobranças de pênaltis, para o aquecimento deverão utilizar o lado oposto, sob pena de serem punidos os associados que compõem as mesmas pelo árbitro da partida.
5.8 – DURAÇÃO DAS PARTIDAS
As partidas terão a duração de 15 minutos corridos, ou três gols de vantagens, as equipes se tornam vencedoras “Campeão” de um torneio e ou de uma jornada se alcançar o maior números de vitórias.   
5.8.1 – OPÇÕES DE DISPUTAS
  3(três) equipes:
1º jogo – B x C
2º jogo - Venc 1º x A
e sucessivamente.

  4(quatro) equipes:
1º jogo – C x D
2º jogo – A x B
3º jogo - Venc 1º x Venc 2º
4º jogo – Venc 3º x perdedor do 1º
5º jogo – Venc 4º x perdedor do 2º
e sucessivamente
  5(quatro) equipes:
1º jogo – C x D
2º jogo – A x B
3º jogo – Venc 1º x 5ª equipe
4º jogo – Venc 2º x Venc 3º
5º jogo – Venc 4º x perdedor do 1º
6º jogo – Venc 5º jogo x perdedor do 2º
e sucessivamente

5.9 – ÁRBITROS SUBSTITUTOS
No caso de ausência de árbitros da federação, ficam escalados para dirigir as partidas os seguintes associados: Kleber Sousa Cavalcante, Mário Jorge da Silva, Gilmar da Cruz Monteiro, Paulo Henrique F. Cunha, Carlos Fernando B. M. Rios, João de Deus Santos, Edvan Lopes Ribeiro, e outros que se manifestarem em condições de exercer tal função, auxiliados sempre por um bandeirinha, os quais devem obrigatoriamente conhecer este regulamento e técnicas de arbitragem:
REGRA 14
ÁRBITRO / OFICIAL DE ARBITRAGEM
VANTAGEM
Vantagem, o item mais importante das Regras do jogo, o qual o árbitro tem por obrigação fazer cumprir, dando oportunidade para que nunca seja beneficiado o infrator. Porém, não aproveitada a vantagem, o árbitro não deverá marcar a infração.
Os cartões disciplinares aplicados após esta determinação devem, obrigatoriamente, serem anotados em súmula como infração individual e coletiva, sendo as coletivas até a 7ª infração.
DEVERES DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM
Em todas as categorias, são três os oficiais de arbitragem, sendo dois árbitros e um representante, responsáveis pelo controle de uma partida de Futebol 7 Society. A principal responsabilidade cabe aos árbitros, que dirigem o jogo dentro do campo e são autoridades máximas da partida, tendo ambos os mesmos poderes.
SÃO DEVERES DOS ÁRBITROS:
01 - Aplicar as regras e decidir quaisquer divergências oriundas da prática do Futebol 7 Society. Suas decisões em matéria de fato serão finais, desde que se relacionem com o resultado da partida. Suas funções começarão no momento de sua entrada no campo onde será realizada a partida e terminarão com a entrega do seu relatório à entidade a que estiver vinculado.
02 - No momento em que autorizar o início da partida, o seu poder de penalização é extensivo às infrações cometidas mesmo quando o jogo estiver temporariamente suspenso ou a bola fora de jogo. Deve-se evitar punir tecnicamente quando a aplicação de penalidade for vantajosa para o quadro infrator, devendo punir o(s) atleta(s) faltoso(s) após a finalização da jogada.
03 - Anotar todas as ocorrências da partida em seu relatório e fazer a entrega do mesmo a quem de direito, no prazo estabelecido, após a realização do jogo.
04 - Interromper o jogo em virtude de qualquer infração das regras. Suspender a partida por motivo de más condições climáticas, interferência de espectadores ou de qualquer outra causa que imponha tal medida, sempre que seu critério assim julgar conveniente. Neste caso, deverá relatar o ocorrido com precisão, observando o prazo estipulado para a entrega do mesmo a quem de direito.
05 - Advertir qualquer atleta culpado de procedimento irregular ou de atitude incorreta e, no caso de reincidência, impedi-lo de continuar participando da partida. Em tais casos, o árbitro deve mencionar em seu relatório o nome e demais dados do infrator e, com precisão, os motivos da infração.
06 - Não permitir a entrada no campo, sem sua ordem, de qualquer pessoa além dos atletas. Quando do pedido de tempo permitir somente a entrada do técnico e do massagista. Entende-se por técnico e massagista as pessoas registradas como tal na súmula de jogo e que não estejam uniformizadas como atletas.
07 - Expulsar, sem prévia advertência, atleta, técnico, ou qualquer pessoa interveniente da partida, culpado por conduta violenta e intencional à integridade física de outrem.
08 - Expulsar, sem prévia advertência, atleta, técnico, ou qualquer outra pessoa interveniente da partida, por atitudes atentatórias a moral ou por conduta antidesportiva.
09 - Dar sinal para recomeçar o jogo depois de todas as interrupções.
10 - Quando marcar uma falta deve designar o infrator, ordenando ao representante o respectivo registro.
11 - Ter aferida a distância de 05 metros em passos, pois somente ao árbitro cabe autoridade para estabelecer a distância regulamentar.
12 - Não concordar com propostas para alterar as regras oficiais.
13 - Inspecionar e aprovar, ou não, o aparelhamento da partida, equipamento dos atletas, inclusive as condições do campo de jogo, antes ou nos intervalos das partidas, ou quando neste sentido for solicitado por quem de direito.
14 - No caso do apito falhar ou não ser ouvido em determinadas fases do jogo, deverá usar de quaisquer meios disponíveis para interromper a partida.
15 - Decidir se a bola escolhida corresponde às exigências oficiais.
16 - Parar o jogo se, na sua opinião, um atleta estiver seriamente acidentado, fazendo com que, de imediato, lhe sejam prestados os socorros necessários. Não permitam o atendimento dentro do campo. Ordenem sua condução a linha lateral ou de fundo.
17 - Se um atleta estiver levemente machucado a partida não será interrompida até que a bola deixe de estar em jogo.
18 – MECÂNICA DE ARBITRAGEM – Os árbitros deverão acompanhar o jogo de perto, correndo TODA a extensão do campo, para que sempre estejam próximos das jogadas. Assim, quando apitar, não permitirá dúvidas aos participantes do jogo. É permitida, eventualmente, a troca de diagonal, assim como a troca de lado com a bola fora de jogo, desde que, um dos oficiais sempre esteja colocado próximo à mesa do representante. Quando do pedido de tempo e final de partida, deverão postar-se no centro do campo.
OBS. 01: Um dos oficiais será CHEFE DE EQUIPE, designado pela Confederação ou Federação no ato de sua escalação, ao qual caberá a responsabilidade determinada pelo Departamento de Oficiais.
OBS. 02: A responsabilidade de verificação do posicionamento dos atletas, quando da cobrança de penalidade máxima, será sempre do árbitro chefe de equipe, que deverá postar-se na linha frontal da área, enquanto ao outro árbitro caberá a fiscalização do goleiro e meta, devendo postar-se na diagonal do primeiro.
SÃO DEVERES DOS REPRESENTANTES
01 – Plaquetas para infrações:
Manter 01 par de plaquetas numeradas de 01 a 07, mais o suporte de sustentação das mesmas, com a finalidade de anunciar as infrações coletivas cometidas pelas equipes.
As plaquetas terão o fundo branco, com os números de 01 a 06 em preto e o número 07 em vermelho, sendo que estas deverão medir 15 x 30 cm.
Poderá ser utilizado equipamento similar, desde que aprovado pela entidade.
02 – Bandeira de solicitação de tempo:
Manter 02 bandeirolas com os tamanhos de 20 x 15 cm, na cor verde, tendo a haste comprimento de 30 a 50 cm. Estas serão afixadas no mesmo suporte das plaquetas para infrações, quando do pedido de tempo por parte das equipes.
Poderá ser utilizado equipamento similar, desde que aprovado pela entidade.
03 – Procedimento do representante.
a) – A cada infração coletiva o representante colocará no local adequado, e bem visível aos dois lados, a plaqueta com o número correspondente à infração.
· As plaquetas deverão ser colocadas no lado que a equipe defende.
· Quando da 7ª infração, a plaqueta deverá ser mantida até o final do período.
· As bandeirolas deverão ser colocadas quando do pedido de tempo das equipes e mantida até o final de cada período.
b) – Avisar ao árbitro quando da 4ª infração individual dos atletas, fazendo o sinal convencionado. Informar aos árbitros quando da 7ª infração coletiva das equipes, levantando a plaqueta correspondente.
c) – Marcar o 01 minuto do tempo técnico.
d) – Marcar os 02 minutos dos cartões disciplinares.
e) – É recomendado, para melhor visualização e leitura da súmula de jogo, que sejam utilizadas canetas de cores diferentes para cada período de jogo e prorrogação.
f) – A súmula de jogo, sua condução, preenchimento e devolução são de responsabilidade do representante.
RECOMENDAÇÕES AOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM
01 - Observe bem o campo de jogo antes do início da partida. Verifique se tudo está em ordem, as condições das marcações do campo, os postes das metas. Examine as redes e verifique se estão firmes e se as aberturas não permitem a passagem da bola.
02 - Antes do início de cada partida examine as bolas, verifique se estão em condições de jogo. Escolhida a bola do jogo, as demais deverão ficar junto à mesa do representante. Somente poderá ser utilizada a bola oficial da entidade sob cuja jurisdição estiver sendo realizada a partida, inclusive para o aquecimento no campo de jogo.
03 - Observe antes do jogo, quais os atletas que serão os goleiros. Não permita que outro atleta tenha os privilégios destes.
04 - Nunca inicie uma partida com menos de 07 atletas e nem a prossiga se uma ou as duas equipes ficarem reduzidas a 03 atletas, seja por que motivo for.
05 - Examine os calçados dos atletas antes do início do jogo, durante ou no intervalo.
· Sempre que achar necessário, ou se tiver motivos, examine qualquer outra parte do equipamento.
· Havendo irregularidades, exija imediatamente o cumprimento das determinações.
· Se não for obedecido, ordene que deixe o campo até a sua regularização.
· Esta determinação também cabe aos atletas que estiverem usando peças que possam causar danos a si ou aos demais, tais como anéis, pulseiras, brincos, piercings ou qualquer tipo de gesso ou atadura com talas de metal, plástico ou madeira.
06 - Exija que todas as pessoas intervenientes da partida sejam registradas em súmula, pois só assim terão condições de participação.
07 - Caso haja algum acidente no transcorrer da partida, não permita que o atleta seja atendido dentro do campo. Providencie sua remoção e prossiga com o jogo.
08 - Solicite ao representante anotar quem deu a saída no primeiro tempo, no sentido de evitar confusão na etapa complementar.
· Exija que todos os atletas estejam em seu campo de defesa quando da saída de bola, obedecendo à distância regulamentar, e só permita a invasão quando o atleta encarregado do pontapé inicial tocar na bola.
· Use sempre cronômetro para marcar os tempos de jogo e descanso dos atletas.
· Nunca de ouvidos a reclamações dos atletas, continue atuando com serenidade.
· Quando determinar uma marcação, não modifique esta decisão.
09 – Lembre-se sempre que o objetivo do jogo é a marcação dos tentos, portanto, estude bem a regra que o determina, pois um jogo poderá ser decidido através de um tento acidental. Tenha sempre em mente que o tento só será valido quando ultrapassar INTEIRAMENTE a linha de gol entre os postes e sob o travessão.
10 - Observe bem o dispositivo das regras, que não é puramente punir, mas impedir o retardamento indevido da partida, na obtenção de vantagens desleais, que devem ser coibidas.
11 – Após a 7ª infração técnica, por período de jogo, a equipe infratora sofrerá uma penalidade máxima, seja qual for à posição da bola neste momento, desde que, naturalmente, a bola esteja em jogo.
12 - Lembre-se de que todas as infrações técnicas dos atletas, cometidas dentro da sua própria área de meta originam penalidade máxima, portanto, a aplicação das infrações é de capital importância.
13 - Antes de autorizar a cobrança de uma penalidade máxima, verifique se a bola encontra-se em posição correta. Observe que, se a bola bater na trave, o atleta que executou o tiro não poderá tocá-la novamente antes de ter sido tocada por outro atleta.
14 - PENALIDADE MÁXIMA: na cobrança, o goleiro deverá estar com parte dos pés, obrigatoriamente, em cima da linha de gol, sendo permitido movimentar-se lateralmente.
· Na cobrança da penalidade máxima os atletas não envolvidos deverão estar a uma distância mínima de 05 m atrás da linha da bola, somente podendo avançar após o atleta encarregado da cobrança ter desferido o chute.
· Em caso de irregularidade da equipe defensora e o tiro não resulte em gol, a cobrança será repetida. Caso resulte em gol, o tento é válido.
· Se houver irregularidade da equipe executora, mesmo resultando em gol, a cobrança será repetida. Caso não resulte em gol a jogada prossegue normalmente.
15 – Não permita a participação de atleta sangrando. Ordene a sua saída, só permitindo o retorno após os devidos atendimentos e com a sua autorização.
16 – Os dois árbitros tem os mesmos poderes, porém, se houver discordância quanto às marcações, prevalecerá sempre à decisão do CHEFE DE EQUIPE.
17 – Não permita que os treinadores aproximem-se da ZONA DE SUBSTITUIÇÃO quando ministrarem instruções à suas equipes.
18 – Exija dos treinadores o fiel cumprimento das recomendações a eles determinadas na regras do jogo, pois as desobediências lhes acarretarão punições disciplinares.
19 – Observe sempre que as prorrogações determinadas pelas Regras Oficiais são de 10 minutos (05x05), sem intervalo, apenas com a mudança de lado das equipes. As prorrogações são continuação do jogo, portanto, continuam valendo as somatórias de infrações individuais e coletivas, além de todos os cartões disciplinares.
20 – A contagem dos 5 segundos pelos oficiais de arbitragem deverá ser feita com as mãos acima da cabeça, de forma clara e visível.
21 – Quando do WO não há obrigatoriedade da simbólica saída de bola, basta avisar ao capitão da equipe presente.
22 – Estude bem as aplicações dos cartões disciplinares, pois os mesmos acarretarão sempre uma infração individual e coletiva.
23 – Quando das ocorrências em uma partida, a equipe de arbitragem deverá apresentar relatório único dentro do prazo estabelecido (até às 18h00 do 1º dia útil após o jogo).
24 – O tempo para restabelecimento do jogo devido a intempéries ou outras paralisações será de 30 minutos, no máximo.
25 – Os árbitros deverão informar o tempo JOGADO apenas ao capitão da equipe, quando solicitado no pedido de tempo.
26 – A não comunicação das infrações não impede as punições. Ex.: o representante não informa da 7ª coletiva ou da 4ª individual, mas o árbitro deve fazer cumprir a regra.
27 – O delegado da partida, devidamente autorizado, poderá utilizar-se da cadeira ao lado do representante.
28 – Sempre aguarde o atleta punido com cartão disciplinar AZUL ou VERMELHO deixar completamente o campo de jogo antes de reiniciar a partida.
29 – Lembre-se de que SEMPRE deverá ter um atleta como capitão de cada equipe dentro de campo.
Capitulo 6 – DOS DIREITOS DOS ASSOCIADOS
6.1 – DIREITO
É direito do associado participar dos jogos aos sábados e feriados.
6.2 – HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO
Fica estabelecido que os associados deverão está presente ao local das partidas a partir das 15hs 30m.
6.3 – HORÁRIO DE FORMAÇÃO DAS EQUIPES
As 16:00 horas, rigorosamente, será formado às equipes com os associados presentes, a preferência na formação das mesmas é dos antigos, exceto em caso de ausência destes.
6.4HORÁRIO DE ENCERRAMENTO DE FORMAÇÃO DAS EQUIPES
As 16h15m será encerrado a escolha das equipes.
6.5 – HORÁRIO LIMITE DE TOLERÂNCIA
A tolerância para retardatários ingressarem nas equipes encerrar-se-á as 16h15m.
6.6 – RETARDATÁRIOS
Depois da formação das equipes, os retardatários não terão direito de ingresso nas equipes já definidas, porém, havendo, vaga em qualquer equipe que aguarde a sua vez de jogar, o retardatário estará automaticamente efetivado nela.
6.7 – EMPRÉSTIMOS
O associado que for emprestado, poderá ser substituído pelos retardatários durante o transcorrer da partida, os que não venham a serem efetivados em qualquer equipe, substituirão os associados das equipes perdedoras.
6.8 – PARTICIPAÇÃO DE DEPENDENTES
Os filhos dos associados só poderão jogar em substituição aos pais, após a quarta partida, os efetivados como sócio-contribuinte, terão sua escalação na formação das equipes igual aos sócios antigos, porém, de acordo com o que estabelece o item 6.3, o sócio-contribuinte ou não, por ser menor de idade não terá direito a voto em assembléias até atingir a maioridade, as infrações que por ventura venham a cometer serão punidas conforme prevê o regulamento.     
6.9 – NOVOS ASSOCIADOS
Os novos associados não terão preferência na formação das equipes que é privilégio dos sócios antigos, porém, no caso de falta de coro poderão jogar normalmente, após adaptação serão enquadrados na preferência da formação das equipes. 
6.10 – CONVIDADOS
Os convidados só participaram das peladas no final, após participação dos associados presentes, sempre na última rodada, lembrando que este entrará na vaga do apresentante, exceto por falta de coro, as  peladas realizadas em dias feriados, a formação das equipes serão de forma igualitária, para sócios, convidados e dependentes, sem qualquer restrição.
Capitulo 7.0 – DAS PENALIDADES
7.1 – POR EXPULSÃO DE CAMPO
1 - O associado, sócio-contribuinte ou dependente que for expulso de campo por motivo que se enquadre no artigo 5.3, além de está automaticamente excluído das partidas seguintes,  será julgado pelo Conselho Disciplinar, conforme o fato descrito em súmula pelo árbitro, tais como: jogada desleal, agressão física, moral e outros fatos de natureza leve, média, grave e gravíssima, conforme avaliação do Conselho Disciplinar.
2 – No caso de expulsão de campo por motivo que não se enquadre no artigo 5.3, punição com dois cartões amarelos na mesma partida ou motivos banais considerados de natureza leve, por exemplo: (pegar a bola com a mão e posteriormente uma falta de jogo ou semelhante) o associado estará automaticamente excluído das partidas seguintes, ficando isento de julgamento pelo Conselho Disciplinar.
3 - Os associados punidos com suspensão poderão participar das peladas em dias feriados, ou em datas comemorativas, tais como, aniversário da Associação e Confraternização.      
4 – Os casos de infrações que não se enquadre em nenhum item deste regulamento, que por ventura venha a acontecer, passarão por uma análise profunda do Conselho Disciplinar.
5 - O associado que for expulso de campo estará automaticamente suspenso, ficando no aguardo do relatório do Conselho Disciplinar, exceto se este sem enquadre no sub artigo 7.1.2.
6 - O Conselho Disciplinar após o evento se reunirá conforme item 2.3, para julgar as ocorrências, munido da súmula de jogo devidamente assinada pelo árbitro da partida, onde deve constar o fato ocorrido, resultado do julgamento será comunicado por escrito ao associado, que prevê Advertência, Suspensão, Exclusão do quadro de associados ou absolvição.
7.2 – PENAS
As punições a serem aplicadas foram adotadas e aprimoradas pela Diretoria e Conselho Disciplinar, as quais são aplicadas pelo STJD – Supremo Tribunal de Justiça Desportiva.
7.3 - DAS INFRAÇÕES DOS ATLETAS
1 - Praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida.
PENA: suspensão de uma a 3(três) sábados.
2 - Reclamar, ofender moralmente, desrespeitar por gestos ou palavras o árbitro e seus auxiliares contra as suas decisões.

PENA: suspensão de 2 sábados.
Parágrafo único. Para todos os efeitos, o árbitro e seus auxiliares são considerados em função desde a escalação até o término do prazo fixado para a entrega dos documentos da competição na entidade.
3 - Praticar agressão física, jogada violenta, contra o associado ou contra qualquer outro participante do evento desportivo, praticar ato de hostilidade contra adversário ou companheiro de equipe. 

PENA: suspensão de 4 a 20 sábados.
   § 1º Se da agressão resultar lesão corporal grave, a pena será de suspensão de 8 a 40 sábados.
   § 2º Se, ultrapassado o prazo de suspensão fixado pelo Conselho Disciplinar, na forma do parágrafo anterior, e o associado agredido permanecer impossibilitado da pratica da atividade por força da agressão sofrida, continuará o agressor suspenso até total recuperação do agredido.
4 - Desistir de disputar partida, depois de iniciada, por abandono de campo, simulação de contusão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento.

PENA: suspensão de 1 sábado.
5 - Assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador.
PENA: suspensão de 2 sábados.
7.4 - DAS INFRAÇÕES EM GERAL
1 - Constranger alguém ou ameaça grave ou por qualquer outro meio, a não fazer o que o regulamento permite ou a fazer o que ele proíbe, ameaçar alguém, por palavra, escrito ou, gestos, causar-lhe mal injusto ou grave e incitar publicamente a prática de infração.

PENA: Suspensão pelo prazo de 2 sábados.
2 - Praticar vexame ou constrangimento, tipo fazer necessidades fisiológicas em local onde se realiza evento desportivo.
Pena: Suspensão do evento.
7.5 – DAS REINCIDÊNCIAS

Em caso de reincidência, o infrator será penalizado duplamente, ou seja, as penalidades constantes dos itens 7.3 e 7.4 serão multiplicadas por 2(dois).   
Capitulo 8.0 – TÓPICOS GERAIS
8.1 – RELACIONAMENTO SOCIAL
Para todo convívio social sadio existem regras bem definidas, portanto, esperamos que todos façam delas um instrumento de convivência social para seu próprio bem e dos demais associados.
8.2 – FORO
Este regulamento poder ser modificado uma vez por ano ou quando a maioria absoluta assim decidir. Os casos omissos serão decididos pelo Conselho Disciplinar, ou todo o quadro de associados se assim se fizer necessário.
Teresina, Piauí, 14 de Junho de 2005.

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